Olá, leitores! A resenha de hoje é de Gregor e as Marcas Secretas, quarto volume da saga Crônicas do Subterrâneo, escrito por Suzanne Collins. Confiram meus comentários e deixem suas opiniões nos comentários! :) 




Nome: Gregor e as Marcas Secretas
Saga: Crônicas do Subterrâneo #4
Autora: Suzanne Collins
Ano: 2017
Páginas: 304
Editora: Galera Record
Classificação: 5,0 estrelas

Sinopse: No quarto volume da aclamada série As Crônicas do Subterrâneo, Gregor é levado a se envolver cada vez mais em uma crise que se aprofunda. Há gerações, os ratos vêm expulsando os camundongos — ou “mordiscadores” — de qualquer terra que queiram, fazendo com que eles tenham de se mudar constantemente. Mas agora os camundongos estão desaparecendo, e a jovem rainha Luxa, que é grata a eles por terem salvado sua vida, está determinada a saber por quê.




  A cada volume fica mais difícil falar sobre essa saga. Isso porquê a autora vem abrindo cada vez mais o leque de assuntos abordados - Até o 3° volume, era uma típica fantasia infanto-juvenil tendo a Jornada-Do-Herói como base. Mas nesse volume as coisas crescem absurdamente, mostrando certa similaridade com outras sagas infanto-juvenis que amadureceram com o tempo (como Harry Potter e Percy Jackson). 


  Neste volume, Luxa finalmente começa a sentir o peso de suas decisões como a futura rainha de Regália. Sua responsabilidade cresce em vários sentidos, mas sua vulnerabilidade também; vemos toda a culpa acumulada em anos transbordar livremente, impulsionando ainda mais o sentimento de vingança que a faz procurar os Roedores com tanto afinco. E essa onda de vingança acaba arrastando Gregor, que, no meio da busca, finalmente compreende sua importância para a sobrevivência do Subterrâneo. As prioridades são postas em foco, levando a saga á uma guerra épica que decidirá o destino de todos. 


  Diferentemente dos volumes anteriores, os acontecimentos desse livro não ficam isolados; ações das primeiras páginas prometem refletir no próximo volume, que será o último da saga. Apesar de todos os motivos para a autora se perder no meio do caminho, vemos que os acontecimentos anteriores serviram também para construir melhor os personagens e seus arcos. Ao mesmo tempo em que ela encaminha a saga para um final auto-explicativo, não revela muito sobre o mesmo. 


  A escrita e narrativa de Suzanne continua impecável, com emoções em seus lugares e ações muito bem dosadas. A edição da Galera Record também melhorou notavelmente; os erros, ainda que existentes, diminuíram bastante de frequência. O jogo de cores da capa, assim como nas anteriores, seguiu bem a vibe do livro. 


 Resumindo: Pelas resenhas anteriores, vocês já sabem que essa saga é altamente recomendada. Meu amor aumentou tanto quanto as emoções narradas; esse livro me tirou risadas, lágrimas e outros tantos sentimentos inexpressíveis. Sendo ou não do seu gênero favorito, aposto que o subterraneo irá despertar emoções que você nem sabia que existiam. ok exagerei só um pouco, mas é pelo amor!! Nota: 5,0 +



Um Comentário

  1. Oiê!
    Primeiramente, adoro o layout do teu blog, é lindo demais!! *____*
    Quanto ao livro, tenho muita vontade de ler essa série porque ela me faz lembrar aquele filmes antigos da sessão da tarde e parece ser um ótimo entretenimento =)

    ResponderExcluir