Olá, leitores! Hoje falarei um pouco sobre uma das minhas leituras favoritas de 2017: A Jornada de Lorenai, do parceiro Delson Neto. Finalizei essa resenha faz mais de um ano, mas a insegurança de não ter expressado minha opinião de forma clara me fez esquecer o post na pasta de rascunhos por todo esse tempo. Mas, hoje, resolvi combater esse receio e finalmente falar pra vocês o quão bom é esse livro! Espero que gostem da resenha :D



Nome: A Jornada de Lorenai
Saga: Guerreiros de Alquemena (#1)
Autor: Delson Neto
Editora: Independente
Páginas: 448
Ano: 2016
ISBN: 9788568255674
Classificação★★★★  (5 Estrelas)
Sinopse: Prestes a completar 16 Ciclos, a jovem princesa, órfã de pai e mãe, Lorenai, vê-se com a incrível missão de descobrir a verdade
sobre o desaparecimento de sua mãe, a rainha Alquemena Una, e de aprender a combater o mal que assola seu mundo.
 Em suas andanças pelo reino, receberá a ajuda de dois jovens e destemidos guerreiros. Talvez não tão guerreiros, ou destemidos.
 Descubra junto com Lorenai as belezas e encantos de Asgaha e embarque nessa jornada rumo ao desconhecido.
Onde encontrarFanpage / Comprar / Skoob
Cinco anos antes, Alquemena Una sacrificára a própria vida para salvar seu reino. Grandes rochas começaram a cobrir todo o céu de Asgaha, trazendo tormento e desespero a todos os moradores do Reino da Luz. Seus plantios já não prosperavam, sua saúde fora bastante prejudicada, e, das sombras do reino, estranhas criaturas assombravam o povo.  A rainha sabia o que as trevas queriam, e, em um ato de amor ás pessoas ao seu redor, se jogou ao abismo levando as trevas consigo. Mesmo de luto, o reino pôde deslumbrar a vista do sol novamente.

Só que isso durou pouco tempo.

Pouco depois do sacrifício de Una, as rochas retornam aos céus de Asgaha, dessa vez com força total. O povo que começara a respirar aliviado pouco antes, passa a assistir suas vidas sendo consumidas pelas mesmas sombras outra vez, sem poder fazer nada a respeito. Sua última esperança é que Lorenai, a herdeira do trono, consiga salvar Asgaha e trazer de volta o brilho á tanto perdido.


Lorenai é filha de Una. Com a morte da mãe, a garota precisa assumir precocemente o trono e as obrigações que tal posição carrega - só que, mesmo com o apoio de todos ao seu redor, ela se sente despreparada parra assumir o trono. Quando completar 16 ciclos, a garota terá de tomar as rédeas do reino amaldiçoado, sentindo o peso de milhares de vidas sobre a própria cabeça - isso enquanto luta com os próprios pensamentos.

Acontecimentos prévios á coroação acabam levando-a em uma aventura que a moldara como mulher e rainha, fazendo a imatura Lorenai descobrir coisas sobre si e seu o reino que nem cogitaria imaginar quando dentro das muralhas do palácio.


Primeiramente: vocês não imaginam o quão difícil foi imprimir minhas impressões de "A Jornada de Lorenai" nesta resenha. Não porquê o livro tenha sido ruim (não chega nem perto), mas por me perder várias e várias vezes nas tantas direções em que acabei indo.

Logo de cara me vi entretido com as personalidades cativantes dos personagens. Lorenai, princesa e protagonista, exala simpatia e companheirismo - o que me ajudou a ler as 50 primeiras páginas sem perceber. Para não ser imparcial, em alguns momentos a imaturidade de princesa acabou me incomodando um pouco - alguns diálogos acabaram por ficar exageradamente superficiais, contrastantes ao restante da trama.

Mas calma! Essa imaturidade não conseguiu atrapalhar a minha leitura, e logo comecei a notar diferenças na princesa - quanto mais ela adentrava o lado "negro" de Asgaha e os reinos ao seu redor, mais maturidade adquiria. E isso não se restringe á Lorenai - só não irei comentar sobre cada personagem pois, se o fizesse, a resenha ficaria extremamente longa! Fato é que todos tiveram um papel importante na trama - seja impactando direta ou indiretamente no enredo, ajudando Lorenai a se tornar uma mulher e rainha melhor. Todas as personalidades foram muito bem construídas, ajudando-nos a entender e analisar melhor cada um individualmente - fato que resultou em deixar até os vilões interessantes.


As surpresas que tive com esse livro não foram poucas - além de criar um universo complexo e fascinante, Delson o explorou da melhor maneira possível, deixando pouco - ou nenhum! - espaço para furos e pontas soltas. O enredo, bem amarrado e desenvolvido das primeiras ás ultimas páginas, fora conduzido por uma narrativa adequada ao clima mágico de Asgaha, transformando a leitura em uma verdadeira imersão cósmica. E, para fechar com chave de ouro, o autor finalizou a obra dando a entender que a saga atingirá seu verdadeiro potencial nos próximos volumes.


O trabalho gráfico do livro ficou ótimo - apesar das folhas finas, consegui completar a leitura sem qualquer problema. A arte do livro se encaixou perfeitamente com a vibe do enredo, criando uma harmonia gostosa durante a leitura. O resultado final é um dos livros mais lindos - por dentro e por fora - de minha estante.


Comentários Gerais: Acredito que não seja necessário dizer que Recomendo o livro, né? A história me prendeu tanto que me deixou doente, dependente, e a única cura para isso é a sequência. Só tenho agradecimentos ao Delson por ter criado um universo que conversa tão profundamente com meu âmago, criando moradia fixa em meu coração. Contando os dias para a sequência!  Nota 5.0 +


E ai, o que acharam? Consegui convence-los a ler essa preciosidade? comentem! E também aproveitem que o livro está em promoção na Amazon, com um preço de cair o queixo. Clique aqui para acessar a amazon e mergulhar de cabeça nas loucas aventuras da Lorenai <3
Abraços,
Fábio :D



Escutei Want To, da Dua Lipa, enquanto escrevia esse post.

12 Comentários

  1. Já vi esse livro em algum lugar, mas não me recordo onde, mas logo de cara fiquei curioso e hoje me deparo com a sua resenha, fiquei curioso e com vontade ler o livro. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Me pareceu mais uma obra de fantasia num universo bem cheio delas. Confesso que apesar de ter achado a parte gráfica lindíssima, não me deu vontade de ler.
    Ótima resenha.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Achei linda a capa. O enredo é interessante, adoro fantasia. Uma princesa adolescente como protagonista me da um receio em ler, mas deve ser maravilhoso para os adolescentes, se sentirão representados.

    ResponderExcluir
  4. Ler uma trama bem amarrada e sem pontas soltas me faz sorrir de orelha a orelha. Admiro muito quando os escritores conseguem fazer isso. Ótima dica, vou procurar sobre.

    ResponderExcluir
  5. Que resenha linda!!!!
    Quando vejo uma trama amarradinha eu fico tão feliz! Já me deu vontade de ler! Com toda certeza vou procurar o livro!

    Obrigada pela dica!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, Fabio! 84 anos depois e veio no momento certo, não sabe o quanto eu precisava ler algumas palavrinhas sobre a Lorenai. Você é um leitor muito querido e especial, estou feliz demais que curtiu o livro! Espero que os próximos tragam ainda mais surpresas para ti <3

    ResponderExcluir
  7. Estou adorando a forma de como a literatura fantástica está sendo absorvida pelos autores brasileiros. Sua resenha está incrível e me deixou curioso para conhecer mais sobre a obra. E uma observação também para a música da Dua Lipa (que eu amo) haha

    ResponderExcluir
  8. Curto fantasia. Esses livros me prendem demais. E com esse não foi diferente. Pelo que li, ele deve ter um enredo bem intenso e repleto de surpresas. Fiquei bem interessado na obra.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a capa eu gosto muito de livros fantasiosos parece ser bem legal eu ainda não conhecia.

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha! Eu já tinha visto esse livro antes várias vezes, ele parece mesmo interessante e a capa é muito linda, quem sabe eu acabo lendo ainda esse ano! :D

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha e a capa do livro , achei a história muito interessante parece-me uma excelente sugestão de leitura !

    ResponderExcluir
  12. Oi Fabio. Olha, quero começar dizendo que te entendo sobre a "dificuldade" de fazer a resenha. Quando amo mt um livro, tenho mega dificuldade em falar dele rs. Sempre acho que não estou fazendo jus.
    Sobre a história, nunca tinha ouvido falar, mas adorei a premissa. Gosto mt de fantasia e sempre busco livros que falam disso. E sei que imaturidade da mocinha me irritaria, enquanto tentaria me lembrar que ela era só uma adolescente rs. Muito bom a resenha e a dica. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir