Imagine ter poderes incríveis, mas não saber suas origens? E o pior: descobrir que seu próprio pai pode estar envolvido nesse mistério, mas decidiu deixa-lo no escuro por quase 20 anos? Essas e várias outras perguntas te esperam em "Projeto 94", obra de ficção científica escrita pelo brasileiro Rodrigo Fonseca e que será lançada pela Constelação Editorial nas próximas semanas. Ficou curioso? Então corre pra ler a resenha e adquirir seu exemplar ainda na pré-venda!
 
Nome: Projeto 94
Série: Projeto 94 (#1)
Autor: Rodrigo Fonseca
Editora: Constelação
Páginas: 160
Ano: 2018
ISBN: À Consultar
Onde EncontrarSkoob / Pré-Venda
Classificação: ★★★ (3,7 Estrelas)
Sinopse: Jake é um jovem prodígio nas corridas devido a sua velocidade fora do comum. É justamente isso que o faz ficar intrigado: como pode correr tanto, a ponto de seus pés mal tocarem o chão? Quando Jake começa a ter estranhos sonhos, as peças deste misterioso quebra-cabeças vão se encaixando e ele embarca em uma aventura em busca de respostas que justifiquem sua alta performance. Filho do renomado cientista Evan Sturguess, dono da clínica Genetic Corporation, Jake vive uma relação conflituosa com o pai, desde a morte da sua mãe. Além dessa grande distância emocional, Jake descobrirá da forma mais dura possível, como alguns segredos podem nos afastar das pessoas e até mesmo mudar nossas vidas para sempre. Jennifer é outra jovem que vê sua vida mudar de repente, observando incomuns acontecimentos envolvendo o poder de sua mente e instintivamente ligando isso a um cartão recebido na infância: um cartão da Clínica Genetic. Projeto 94 é uma aventura onde cinco jovens viverão uma história com mortes, cobiça, paixões, muita adrenalina e emoção. O que é o projeto? Qual seu objetivo?
Ficção científica nunca esteve entre meus gêneros favoritos, mas Projeto 94 fez uma exceção. Sempre que via a capa e a sinopse nas redes sociais (a obra foi publicada pela primeira vez em 2017, por outra editora), ficava instigado e curioso quanto ao enredo. Talvez seja o trabalho visual em torno do livro, ou a sinopse altamente instigante, mas o fato é que escolhi-a para iniciar minha parceria com a Constelação Editorial e julgo ter tomado a melhor decisão.

Levando ficção científica para um publico juvenil, a obra narra a odisseia de alguns jovens que descobrem ter poderes sobre-humanos. Mais do que aprender a lidar com as habilidades especiais, eles precisam partir em uma perigosa aventura para descobrir a origem de tal fenômeno. Lutas eletrizantes se misturam com dramas juvenis em um universo onde confiar nas pessoas erradas pode custar sua liberdade.

O enredo é contado por dois pontos de vista: Jake, filho do dono da clínica Genetic Corporation, e Jennifer, que procura desesperadamente um emprego para ajudar sua família. Duas narrativas, dois lados da mesma história. Esse contraste deu um toque único ao enredo, mostrando como a descoberta (ou constatação?) dos poderes impactou a vida de cada um de modo diferente. Mas o interessante é que, mesmo com motivos tão divergentes entre si, os dois acabam com o mesmo propósito: descobrir a verdade sobre tudo, o motivo de terem sido modificados geneticamente com dons tão peculiares.

Aliás, dom ou maldição? 
Essa foi uma pergunta constante durante toda a leitura. Por mais que outras mil obras utilizem essa tática para fazer o leitor analisar as coisas e tirar conclusões por si só, Rodrigo Fonseca deixou isso marcado de modo intrínseco no enredo ao retratar as duas vertentes nos dois protagonistas. No caso de Jake, sua ultravelocidade o faz entrar em campeonatos de corrida e ter a possibilidade de conquistar dinheiro e fama. Jennifer não tem a mesma sorte: antes mesmo de se familiarizar com a habilidade de controlar mentes, mercenários capturam-na e obrigam a garota a cometer crimes que cravam profundas marcas em sua alma. Dom e Maldição são separados por uma linha que, de tão frágil, chega a desaparecer em vários momentos do enredo.

Toda essa trama é transmitida em uma narrativa ágil e objetiva. As coisas acontecem rápido, sem descrições exageradas ou maçantes, e o autor soube equilibrar bem as personalidades dos protagonistas a ponto de não desmotivar o leitor. Confesso que gostei mais dos capítulos narrados pela Jennifer - sempre acontecia alguma ação ou descoberta, diferente de Jake, que focava mais em seus sentimentos. Mas, no final, características dos dois foram importantes para levar as coisas no caminho escolhido pelo autor. 

Ah, e falando no final, me surpreendi bastante com a jogada de mestre nas últimas páginas. Não desconfiei da maioria dos acontecimentos que selaram a obra, e o gancho para a sequência ficou extremamente bem encaixado. Só não gostei da falta de explicações. Muitas perguntas ficaram suspensas, algumas que precisavam ter sido desvendadas neste primeiro volume. Sem uma motivação dos vilões, a credibilidade final da obra perde alguns pontos. Mas, mesmo assim, estou louco para ler a sequência. E espero que o autor desenvolva melhor todos os porque's que faltaram em Projeto 94

Comentário Geral: Com cenas insanas e um cliffhanger muito bem bolado, Projeto 94 me fez voltar a ter interesse por ficções científicas. Rodrigo Fonseca tem uma narrativa contínua que, combinada com as poucas páginas, transformou a leitura em algo fácil, rápido e prazeroso. A falta de explicações e detalhes afetou bastante a nota da obra, mas não diminuiu minha empolgação pela sequência (Genes Letais, já publicado pela Constelação). Recomendo


E essa foi a primeira resenha da parceria com a Constelação Editorial! Gostaram? Se sim, aproveitem porque o livro já entrou em pré-venda. Comprem o quanto antes :D
Abraços,
Fábio :D

Escutei Time of the Season, do The Zombies, enquanto escrevia esse post.

12 Comentários

  1. Particularmente ficção científica são os meus favoritos, me tira da realidade, e me leva a outro universo muito gostoso de estar, mas gosto de um livro bem elaborado nesse tema e de preferências que virem sagas longas (pois me apego aos personagens kkkkk) Essa é uma boa pedida se o autor resolver os pontos em aberto continuando a escrever ❤

    ResponderExcluir
  2. Oi Fábio,

    Ultimamente tenho lido muitos livros de ficção científica e me surpreendido com a qualidade das narrativas. Ainda não conhecia Projeto 94, mas a obra tem uma premissa bem instigante, que me deixou com aquele gostinho de quero mais. Uma pena que muitas coisas tenham ficado em aberto, mesmo se tratando de um primeiro volume, essas pequenas coisas, costumam me incomodar. Dica anotada, quem sabe não leio em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo ficção científica, fugir pra uma realidade paralela, em que mesmo assim encontramos discussões importantes é bem interessante, já salvei a indicação pra uma leitura futura.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Parece ser um livro incrível pra se fugir um pouco dos livros da modinha, né? Eu amo filmes de ficção científica, mas nunca li nada do gênero. Ao ler sua resenha, fiquei muito curiosa pela história e como tudo se desenrola com esse dom/maldição que o Jake tem.
    Parabéns pela resenha!

    Grande beijo,
    Letícia Franca | Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. UAU parece ser realmente um livro incrível do gênero, sem falar que o autor é brasileiro, sempre bom prestigiar o trabalho da nossa galerinha daqui. Não curto muito ficção científica, mas eu daria uma chance a esse.

    ResponderExcluir
  6. Confesso que me deixou curiosa pra ler o livro, depois dessa resenha...
    Irei ver em breve, com certeza.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia este livro, mas pelo que li deve ser muito bom, adoro livros que surpreendem e empolgam. Ultimamente estou curtindo muito ficção científica.
    Parabens pela resenha e pela parceria.
    abraços.

    ResponderExcluir
  8. li poucos livros nesse genero pelo que vi em sua resenha é um livro intrigante mais ainda para quem é fã desse estilo de leitura gostei muito de conhecer

    MEU BLOG Coisas da Bueno

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não sou de ler livros do gênero, nunca me prenderam, mas quando leio resenhas fico ega curiosa com o enredo e desenvolvimento, gostei de conhecer a história, mas não sei se leria por agora!

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Gosto mais de livros de romance e de reflexão. Mais sua resenha dele está perfeita.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Baichuan specializes in large part|largely} machining and customized hydraulic cylinder manufacturing. Whether would possibly be} in want of 1000's of elements or a single prototype, baichuan has the capability to complete your order. Our staff is dedicated to creating a product of each the best quality and most effectivity to satisfy your design’s specs and project time line. Our machine store is absolutely outfitted with greater than 20 CNC machining how to wash bucket hat facilities, whose work envelops from 650mm to 6500mm. So in a position to} guarantee all production orders we take might be arranged in a well timed and efficient method.

    ResponderExcluir