Qual o paraíso de um leitor senão um lugar onde editoras e autores se reúnem para oferecer um evento focado especialmente no mundo literário?


Sim, estou falando da gigantesca Bienal Internacional do Livro, que esse ano aconteceu na cidade de São Paulo entre 3 e 12 de Agosto. Foram 10 dias de diversão para todos os leitores que puderam comparecer ao evento, com autógrafos e promoções ilimitadas que deixaram qualquer bookaholic de boca aberta.

Como não podia ser diferente, fiz de tudo e consegui marcar presença na Bienal desse ano. Infelizmente pude ir apenas em um dia, mas aproveitei cada segundo e sai do evento totalmente realizado. Meu plano era documentar minha experiencia completa em um único post, mas percebi que isso o deixaria gigante e cansativo para os leitores. A única saída que encontrei foi dividir o conteúdo em posts separados, focando em um único tópico por vez. Dessa vez vai ser o Bookhaul, onde mostrarei o que comprei ou ganhei, e os preços no geral. Pretendo fazer uma análise completa nos próximos dias, então fiquem de olho no blog :)

Bom, sem mais demoras, bora conferir o que consegui garimpar nessa edição da Bienal?
Vamos Pensar + Um Pouco? - Mario Sérgio Cortella & Maurício de Souza 20,00
Quando consegui a senha para a sessão de autógrafos do Cortella, minha intenção era levar o livro Por Que fazemos o Que Fazemos?. Mas, como o destino gosta de brincar com a gente, acabei esquecendo minha cópia em casa e tive de comprar esse ai minutos antes do início da sessão. Escolhi por ser o lançamento que fez os dois autores irem á Bienal desse ano, mas, pelas passagens que já li, deve ser uma leitura proveitosa. Só o fato de ter autógrafo já faz valer a pena.
A Costa Negra (Os Atlantes #2) - Kevin Emerson 10,00
Esse aqui foi o primeiro livro que consegui garimpar nas estandes de 10,00. Já tinha comprado o primeiro volume (O Código Perdido) em uma feira de livros pelo mesmo preço, e, mesmo sem ter começado a leitura, já garanti a sequência.
Midnighters: A Hora Secreta - Scott Westerfeld 10,00
Midnighters: No Limiar da Escuridão - Scott Westerfeld 10,00
Sempre vejo um ou outro volume dessa duologia nas feiras por ai, mas nunca os dois juntos. O receio de conseguir um e empacar o outro foi tanto que fiquei ANOS esperando pra compra-los, até que, enfim, consegui na Bienal. Esses foram da estande "Ciranda Cultural", onde vários livros da falecida ID estavam sendo vendidos pelo mesmo preço.
Devoted (Elixir #2) - Hilary Duff 10,00
Outro órfão esquecido nas prateleiras após a editora id falir. Já havia conseguido os volumes 1 e 3 em um bazar aqui perto, e justamente o que faltava estava em abundância na estande da Ciranda Cultural. Agora posso começar a leitura em paz!
Além da Magia - Tahereh Mafi 10,00
Essa aqui foi a primeira "grande descoberta" nas estandes de 10,00. Já estava querendo ler essa fantasia da Tahereh faz algum tempo, mas as promoções não estavam compensando muito. Eis que achei esse aqui escondido no meio de uma das barracas de outlet, solitário e triste esperando alguém para leva-lo para a casa. Uma das compras que mais me deixaram feliz!
Mistborn #2 (O Poço da Ascensão) - Brandon Sanderson 10,00
Pode-se dizer que essa foi a segunda surpresa do dia. Quem procura os livros desse autor sabe que a média de preços é bastante salgada, então não pensei duas vezes em adquirir esse mesmo sabendo que é o segundo volume da trilogia. Que comece a saga em busca dos outros dois!
Alice e as Armadilhas do Outro Lado do Espelho #2 - Mainak Dhar 15,00
Cortem as Cabeças #3 - Mainak Dhar 15,00
Confesso que as capas são as principais culpadas dessa compra. Nunca tinha lido sobre nenhuma obra do autor, e comprei jurando que eram o primeiro e o segundo volume da série. Acabaram sendo o 2 e 3 livro de uma trilogia, dando início a outra saga para encontrar o primeiro volume. Consegui-os na estande da Única Editora.
Doce Vampira - Ju Lund 10,00
Juro que quase dei um grito quando encontrei essa coisa linda. Quero ler faz um bom tempo, e encontrar o único exemplar (pelo o que vi) em uma das estandes de 10,00 deu aquela emoção louca que só leitor que gosta de garimpar conhece. Acho que vai ser a próxima leitura!
Glimmerglass #1: O Encontro de Dois Mundos - Jenna Black 10,00
Demorei, literalmente, ANOS para comprar esse livro. Foi um dos primeiros que despertou meu interesse no mundo literário, mas só tomei coragem de levar pra casa nessa bienal. Espero não me decepcionar!
Descendentes - Geean MR 10,00
Doze Noites Sem Dormir - Fábio Srougé
Vocês não sabem como eu queria ter passado nesse estande assim que cheguei na Bienal. A Selo Jovem caprichou nas promoções nesse ano, com vários títulos nacionais bons por preços imbatíveis. Meu arrependimento vem por ter passado quando minha grana já estava nos últimos suspiros, então só pude comprar um livro. Escolhi pela sinopse e pela capa, e já estava louco para começar a leitura ali mesmo.
A surpresa veio quando os atendentes me deram uma cópia de "Doze Noites sem Dormir" de brinde, além de um poster de Descendentes. O livro extra parece ter contos/crônicas que abordam o cotidiano de alguém, e também estou ansioso para ler e resenha-lo aqui no blog. Depois que cheguei em casa, fui ver a foto do autor e parece MUITO com um cara que estava lá sentado atendendo. Se for mesmo, já estou me roendo por não ter pedido autógrafo :d
As Coisas Não São Bem Assim - Renata R. Côrrea 10,00
E chegamos na última compra da bienal desse ano. Infelizmente, quando encontrei a estande da editora Pandorga, já estava totalmente sem dinheiro. A sorte foi que tive o prazer de conhecer a fofa  da Renata R. Côrrea, que me deu total atenção e mostrou sua duas obras que estavam sendo vendidas lá. Com meus últimos 10,00 consegui adquirir esse, mas infelizmente não pude comprar seu trabalho mais recente, De Repente, Tudo Muda. Já estou me reorganizando para comprar e resenhar aqui pra vocês! Ah, e também recebi alguns marcadores da obra a mais, então estou pensando em um sorteio dele com os novos do blog. Fiquem de olho no instagram do blog!
E essas foram as compras da Bienal de 2018! O que acharam? Fiz bons negócios? Comentem! E não se esqueçam de adicionar as obras nacionais em suas estantes no Skoob - isso sempre ajuda muito.
Abraço,
Fábio.

Escutei Faça o que quiser fazer, da Cássia Ellerenquanto escrevia esse post.

9 Comentários

  1. Nossa, queria eu ter encontrado todos esses livros por esses preços na Bienal, porém comprei o Robin Hobb por R$10,00 e achei uma ótima aquisição (amei suas compras, falando nisso)

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, quantos livros por 10 reais, que maravilha! Com certeza vc fez excelentes compras, além do preço super em conta todos os livros me parecem muito atraentes! Fiquei encantada com as publicações sobre Alice (capas realmente lindas!).

    ResponderExcluir
  3. Nossa, quanta coisa boa que você trouxe de lá. A sensação deve ser muito boa. Esse ano não deu para eu visitar a Bienal, mas na próxima edição, se tudo der certo, pretendo estar lá.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fábio, tudo bem?

    Infelizmente, não consegui ir a Bienal neste ano, mas acompanhei de perto todas as publicações. Menino, você comprou muita coisa e a maioria são títulos que já ouvi falar e alguns estão na minha listinha. Quero muito essas versões de Alice, são maravilhosas e me deixam babando. Também sou louca pelo "Além da Magia". Arrasou muito nas comprinhas e principalmente no valor que pagou.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fábio! Ai, Bienal é maravilhosa, né?! Eu não pude ir esse ano, então a cada post que fala dela, eu babo mais rs. Nesse aqui seu entãaaao... eu to bege com esse monte de livros. Foi uma excelente garimpada! Vários livros e com precinhos ótimos. E em apenas um dia! Invejei rs. Eu costumo ir quatro e não tenho sorte nas procuras hahaha.
    Arrasou nas compras. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Fábio!
    Realmente a Bienal é um paraíso para quem ama livros, eu fico louca vendo as fotos de quem vai a Bienal e aproveita o máximo rs' ótimas aquisições, ainda mais pelo preço maravilhoso né? Estou louca para a Bienal aqui do Rio!

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. cara, achei bem legal sua listinha, os livros foram muitooooo baratos! Mas gostaria de deixar uma sugestão :D Seria legal colocar a sinopse dos livros junto com as fotos, hehe, porque tem uns ai da lista que tem capas maravilhosas, mas seria legal saber um pouco mais da história ^^

    ResponderExcluir
  8. Também tentei fazer uma postagem sobre um evento literário e desisti pelo mesmo motivo que você.
    Mas enfim... Seu blog está na minha lista para uma possível parceria, porque gostei da sua diversidade literária.
    Dos livros que mais amei de suas compras, os títulos que foram parar em minha lista foram os seguintes: "Vamos pensar mais um pouco", "A costa negra", "Alice e as Armadilhas do Outro Lado do Espelho" e "O encontro de dois mundos". Obrigada pelas dicas! Boas leituras!

    ResponderExcluir
  9. É um paraíso literário este evento, fico feliz que tenha conseguido adquirir algumas obras que gostaria, em relação a livros de vampiros acho que não seria uma opção para mim. Muito boas as escolhas da sua lista. Otima leitura

    ResponderExcluir