Um garoto problemático, uma garota traumatizada e um relacionamento estranhamente intenso. Clichê, né? Foi exatamente isso que pensei quando li a sinopse de Por Lugares Incríveis. Nada me chamou a atenção de primeira, me remetendo até a outras mil obras sobre os assuntos abordados nesse livro. Mas, tão logo comecei a leitura, me surpreendi com sua profundidade e com o talento da autora. Jennifer Niven parece ter ouro nos dedos. Ficou curioso? Leia a resenha abaixo :)

Nome: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Ano: 2015
Páginas: 336
Editora: Seguinte
Gênero: Drama, Romance, Young Adult
Onde EncontrarSkoob
Classificação★★★★★ ♥ (5/5)
Sinopse: Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.
Violet Markey pensa estar destruída. Após sofrer um acidente de carro e perder sua única irmã, Eleanor, a garota entra em uma crises existencial que faz o mundo ao redor de si parecer vazio. Não se anima com as coisas que costumavam coloca-la para cima, incluindo seu namorado, seu futuro e até sua própria mente. 

Mas tudo muda quando, inconsequentemente, ela sobe na torre do colégio que frequenta e se vê a um passo do suicídio. Assim que nota sua perigosa situação, á metros e metros do chão, se arrepende imediatamente e se apavora. E é aqui que Theodore Finch, a complicada pessoa que irá mudar sua vida, aparece. Ele a ajuda a voltar á terra firme sem contestar as razões pelas quais a garota havia pensado em tal ato - mesmo que isso o coloque em situações sociais nada agradáveis, só intensificando o bullying que ele já sofre por ser "anormal". Juntos, os dois mergulham em um relacionamento que irá mostra-los todos os lugares incríveis (ou não) dentro de si mesmos. 
Por mais que o livro seja narrado pelos dois protagonistas - Finch e Violet -, não consigo pensar em um jeito de começar essa resenha analisando a personalidade de Finch. Estou acostumado á personagens rasos (as vezes nem tanto), decifráveis e totalmente abertos ao leitor, coisas da qual Jennifer Niven parece ter fugido na hora de construir o garoto-bomba. Theodore Finch é um retrato perfeito da mente humana quando abandonada pela arrogância da certeza. Suas ações inicialmente podem parecer loucas, sem sentido, mas, tão logo mergulhamos mais profundamente em seus pensamentos, aprendemos a esperar tendo a certeza de que tudo, uma hora ou outra, vai fazer sentido.

Já Violet é mais previsível, mas não menos complexa. Ela nutre dentro de si uma culpa que acaba fazendo-a afastar todos de si. A mistura da introspecção com a extroversão acabou dando um equilíbrio natural ao enredo. Como os capítulos são alternados, você pode mergulhar fundo na mente do Finch e, logo em seguida, ir á superfície com o ponto de vista de Violet.

Além da parte psicológica dos protagonistas ser bastante explorada, a autora também construiu bem todos os núcleos ao redor dos dois, do familiar ao social. Isso, combinado com uma narrativa objetiva e sem enrolação, fez com que o cansaço não aparecesse em nenhum momento durante a leitura. Aliás, a narrativa em si transpôs muito bem a personalidade de quem estava narrando. Durante os capítulos de Finch, quase pude ouvir sua voz em minha cabeça.



Comentário Geral: Geralmente começo livros que falam sobre saúde mental com um pé atrás. Não são raros os casos em que autores usam esse assunto apenas para adicionar drama ao enredo, o que por vezes acaba romantizando aquilo que na verdade precisa ser discutido. Talvez por já ter vivido algo parecido, a autora soube tratar do assunto de maneira objetiva e impecável. Com todas as suas incertezas sobre rótulos e sentimentos, Por Lugares Incríveis conseguiu passar o realismo de alguém que lida diariamente contra a própria mente. Recomendo para todos!



E ai, o que acharam da resenha?
Aguardarei ansiosamente o feedback de vocês!
Abraços, Fábio.



   Escutei Bitches (Remix), da Tove Lo, enquanto escrevia esse post.   

4 Comentários

  1. Também não estava com tanta expectativa para ler esse livro, mas depois de ler sua resenha fiquei bem interessada e darei sim uma chance a ele, amei :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Monyque!
      Nossa, espero que goste também! Foi um livro que me surpreendeu muito, e a experiência foi única. Torcendo pra acontecer o mesmo contigo!

      Abraço :)

      Excluir
  2. Oi, Fabio!
    Que resenha linda! Eu tenho este livro há mais de um ano e sempre estou passando ele para outra oportunidade. Eu comprei motivada por um acontecimento na família do meu marido, o suicídio de um sobrinho muito jovem. Coisa muito triste. A gente sempre fica questionando o que acontece na cabeça de alguém que desistiu de viver... É difícil entender como um jovem chega a esse ponto, por isso eu quero muito ler essa história e quero me despir das expectativas altas para poder aproveitar a viagem que o livro vai me proporcionar!
    Grande abraço, meu querido amigo!
    Sucesso sempre!
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Drica!
      Nossa, meus sentimentos. Acho que esse livro vai te mostrar um tiquinho do que é a cabeça de alguém com esses problemas, e como é difícil lidar com os próprios pensamentos. Espero que curta!

      Abraço :D

      Excluir