Sangria ocupa lugar de destaque nas minhas maiores surpresas literárias. Primeiro livro da infelizmente!! pouco conhecida Glau Kemp, o livro me fez abrir os olhos para as milhares de obras de autores iniciantes que não tem o devido reconhecimento, seja pela falta de oportunidades em editoras ou até mesmo a visão limitada dos brasileiros em relação á literatura. Não, o livro não precisa ser best seller americano para ser bom, e Sangria é a prova viva disso.

 Li o livro a pouco mais de um mês, mas não poderia deixa-lo de fora do Lupi. Mesmo não considerando meus comentários uma resenha completa (apesar de ter apenas 1 mês de idade, eu ainda não me organizava na hora de comentar na época, e nessa eu nem expliquei a estória direito), decidi postar aqui pra divulgar e incentivar a leitura de livros do gênero. Confira abaixo meus comentários, e, no final do post, links para adquirir/ler Sangria e alguns contos da autora.



Nome: Sangria
Autora: Glau Kemp
Páginas: 275
Formato: Ebook digital (Kindle)
Editora: Independente
Asin: B01LZ6OAOP
Classificação★★★★★ 
SinopseUm reino fadado a lutar durante todo inverno, ano após ano contra uma maldição. Na véspera do evento mais sombrio do ano. Pessoas comuns são testadas ao extremo. Amor cresce no caos, inimigos estão lado a lado e guardar um segredo pode valer mil vidas. Guerreiros, magos, princesas e amaldiçoados: saberão que chegou ao fim quando amar, quando lutar, quando acreditar não for o bastante. Até que ponto você consegue manter o bem em seu coração, diante da obscuridade de forças malignas?




  Na primeira parte da estória, acompanhamos Trent, aprendiz do mago Valmar. O garoto vive um dilema pessoal quando se apaixona por Liss, uma forasteira que chegara na vila no ano anterior. Trent estava pensando em pedir a mão da menina em casamento, já que atingiu a idade julgada para tal, mas um detalhe frustra seus planos; Liss é uma Adaox, ser sobrenatural metade humano e metade leopardo. Como se não bastasse isso, ambos caem em uma armadilha na floresta bem na véspera do temível inverno. Com cenas de ação bem escritas, plot twists e cartas na manga, a autora conseguiu me fisgar desde o primeiro capitulo. O ritmo é insano, acontecimentos atrás de acontecimentos, e o leitor mergulha fundo nas relações mágicas - e pessoais - dos personagens.


  Quando a primeira parte chega em um ponto "morto", começa a segunda; Lunia, princesa de Sangria, enfrenta um dilema; como ter a única coisa que lhe é impossível conquistar? 
 Assim que completa 15 anos, a princesa decidi arriscar tudo e demonstrar seu amor á Clay, seu primeiro-guardião. Os dois se vêem em uma paixão avassaladora de uma noite só, com consequências à altura.
 Reconhecendo sua paixão, Clay pede a mão da princesa em casamento ao rei no dia seguinte. Mas, no lugar da bênção do rei, recebe a punição de ser exilado do reino. Lunia entra em desgraça, até que uma chance aparece e ela se agarra a ela com todas as forças. 


 70% do livro é focado na tentativa de Lunia em encontrar seu grande amor, e eu não esperava algo diferente. Fato é, apesar de a primeira parte ser boa, a segunda consegue arrebatar o leitor com as dores do casal apaixonado. Claro, é difícil aceitar que o amor de uma noite possa ter gerado tantas consequências, e é por isso que é destacado que Lunia sempre amou o homem, mas só decide expor esse amor após a celebração que a iniciou no mundo adulto. 
 Porém, tudo isso é palco de fundo quando segredos sobre a herança genética de Lunia são revelados. A princesa precisa enfrentar a consciência de ter aqueles que sempre amou agora como inimigos, lutando contra suas próprias raízes.

 Chega um momento em que você pensa "tá, mas o que isso tem a ver com a primeira parte?". E é aqui que algumas coisas começam a acontecer. As estórias começam separadas, mas vão passando a caminhar juntas até chegar no insano final, onde uma se torna a outra e somos apresentados ao real motivo de tudo: a guerra contra Damn, a necromante responsável pelo portal que liga os dois mundos. Lutas sangrentas, perdas sofridas e ação, muita ação, constroem o final do livro, que surpreende até.as.ultimas.paginas (Glau, precisamos conversar seriamente com o que a senhorita fez no final!!). A história se finaliza em si, mas deixa várias pontas soltas, possibilitando uma sequência, mesmo que a autora tenha finalizado com exito o ciclo iniciado. 
 Uma coisa que me incomodou foi a falta de ambientação da segunda parte, só pouco antes da metade conseguimos nos situar no tempo em relação á primeira parte. Os erros de acentuação e edição também incomodaram um pouco, mas nada que atrapalhe o enredo. 
 No geral, o livro me impressionou com a escrita com MUITA personalidade da autora, e com todas as coisas com a dosagem certa. Em nenhum momento senti algo anormal ou forçada. O final foi um divisor de águas, mesmo que extremo, chegou em um momento oportuno. Acredito que, mesmo polêmico, foi necessário para o futuro dos personagens e do reino. Recomendo com todas as minhas forças, não vou pensar duas vezes em adquirir e ler outra obra da autora.

 E ai, se interessou? Então corre pra comprar o ebook na amazon! Confira essa e mais obras da autora abaixo (clique na imagem para ser redirecionado para o livro):

 Compre "Sangria" na Amazon! Apenas 3,23
 Luz Clube dos amigos imaginários Entre Vidas A última menina do Mundo guarda um segredo  
As obras também foram disponibilizadas no site oficial da autora. (c)


4 Comentários

  1. Oi Fábio!
    Primeiramente, parabéns pelo blog. Eu curti por demais sua escrita e todo o layout. Já estou seguindo e com certeza voltarei sempre por aqui.
    A respeito da obra, infelizmente não conhecia. Após uma análise tão positiva, claro que quero conhecer (e espero que rápido rs).
    Infelizmente nossos autores nacionais não tem tanto reconhecimento. Já li obras divinas, que mereciam estar em destaque nos catálogos dos grandes grupos editoriais, mas que infelizmente não estão.
    Recomendo as obras do autor M R Terci. Dá uma olhada, acho que vai curtir.
    Beijos, sucesso!!
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Bia!!

      Eu estava aqui imaginando, imagina nossos autores nacionais lá no exterior, onde é mais fácil publicar livros?! Uma pena que sejam tão pouco notados. Mas sempre tem alguns que conseguem né? Um exemplo é a FML pepper, que começou assim e hoje é uma das autoras mais lidas do momento.

      Não conhecia esse M R Terci, mas fui na amazon e adorei a premissa de o bairro da cripta! Logo vou dar uma chance. Obrigado :)

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá, amei seu blog e como você escreve. Desejo muito sucesso com o blog que vai crescer aos poucos, já estou seguindo para acompanhar as postagens.
    Não conhecia o livro, mas achei muito interessante é muito importante apoiar os autores independentes. Eles crescem junto com agente ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Camila!
      É importante apoiar mesmo, procuro sempre ebooks de autores nacionais na amazon. Nada como ter aquela surpresa e poder conversar com o autor sobre né? haha
      Abraços!

      Excluir