A conversa hoje é sobre O Ódio que Você Semeia, da americana Angie Thomas. Depois de fazer barulho no mercado editorial nacional e mundial, o livro vem ganhando cada vez mais espaço na cultura pop moderna. A prova disso é o filme, que já teve seu trailer liberado. Não leu e quer saber um pouco sobre a trama? É só ler a resenha abaixo ;) 
Nome: O Ódio que Você Semeia (The Hate u Give)
Autor: Angie Thomas
Ano: 2017
Páginas: 378
Editora: Galera Record
Gênero: Drama, Romance, Young Adult
Onde EncontrarSkoob
Isbn9788501110817 / 8501110817
Classificação★★★★  (5,0)
Sinopse: Quando Starr e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que ela espera é que Khalil também conheça as regras. Um movimento errado, uma suposição, e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto. Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início. Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.
É difícil falar sobre um livro que tirou tantas emoções de mim. Angie Thomas criou um enredo tão bem amarrado que deixa a tarefa de quem quer falar algo negativo quase impossível. Não que essa seja a minha intenção, mas sempre procuro deixar minhas resenhas equilibradas com aquilo que gostei e com o que não curti. Bem, esse caso irá fugir á regra pois não vi um único defeito em toda a trama.
Starr Carter é uma daquelas protagonistas com quem nos identificamos de imediato. 
Sua personalidade logo me mostrou que a garota foge de qualquer tipo de estereótipo literário, deixando impossível cataloga-la como estou acostumado a fazer em outros romances juvenis. Inclusive, estereótipos definitivamente não existem nesse livro; a autora criou personagens reais, verossímeis, com personalidades bem construídas e pensamentos próprios. Com isso, a tarefa de imaginar o desfecho do enredo se tornou bastante difícil. Não saber o que vão fazer no capítulo seguinte me fez ler o livro com o coração na mão, esperando acontecer sempre o pior possível. E, se tratando desse tema, talvez eu apenas esperasse a realidade.
Uma das lutas tratadas em O Ódio Que Você Semeia é sobre estereótipos e como se tornam mortais quando aliados ao preconceito. O racismo exposto aqui não é algo limitado a Garden Heighs ou a outras regiões; podemos ver exemplos parecidos a todo momento, seja na televisão ou no jornal. Para quem acha que no Brasil existe pouco ou nenhum racismo, esse livro se torna uma janela que revela a cruel batalha travada diariamente por tantas pessoas. É assustador perceber que as injustiças que você lê ali são a realidade de muitos Khalids e Starrs espalhados pelo mundo.

E é por isso que a primeira palavra que me vem em mente ao falar sobre o livro é necessário. Não importa o país em que você mora, a sua idade, seu gênero ou sua cultura; O ódio que você semeia sempre encontrará um jeito de conversar profundamente com você, mostrando que o racismo não é resumido apenas em ações.
Comentário Geral: Acredito não ter muito a acrescentar sobre essa obra incrível. Angie Thomas teve a chance de fazer ouro com as mãos, e conseguiu faze-lo perfeitamente! Se você quer um bom enredo, com assuntos sérios abordados de forma correta e objetiva, então esse livro deve ir direto pro topo da sua lista de leituras. Recomendo! Aproveite para assistir o trailer da adaptação abaixo :D


Espero que tenham gostado! 
Abraços,
Fábio :)

Escutei Human, do Rag'n'Bone Man, enquanto escrevia esse post.

12 Comentários

  1. Um tema bem atual, li a resenha e vi o trailler, tenha certeza que lerei e verei o filme, boa dica.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Parece um livro bem interessante. Já ouvi falar dele, esó ouvi elogios mesmo. Vou colocar na fila para leitura.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, parabéns pela resenha. Muito bem escrita e argumentada. Imagino que o livro seja mesmo necessário, pois a temática seguramente é. Injusticas, absurdos, desumanidades são coisa comum, e possivelmente não desaparecerão tão cedo pois nos acostumamos com ela. Assim, qualquer mencão ao tema merece toda atencão. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha, ficou muito boa. Deve ser muito difícil a personagem conviver em dois ambientes tão antagônicos. Me interessei pelo livro.


    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    esse livro é necessário mesmo, todos deveriam ler, ele deveria ser usado nas escolas, porque é um livro e tanto, aborda uma questão super importante, o ódio que as pessoas estão espalhando hoje em seus lares e ambientes, é gigante, o racismo, a homofobia, tudo vem começando com o ódio. Amo esse livro e não vejo a hora de assistir, torço muito para que ele alcance muitas pessoas! ótima resenha!

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. O livro aborda um tema muito pertinente e sem dúvida necessário. Que a trama sirva de alerta para aa injustiças que infelizmente ainda acontecem no mundo. É muito triste imaginar que o preconceito racial seja algo tão arraigado, o sofrimento que causa a inúmeras pessoas é enorme.

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha ouvido falar do filme, mas ainda não tive a oportunidade de saber mais sobre do que o livro trata. Agora, pela sua resenha, pude entender o quanto a leitura e/ou o filme são importante para toda e qualquer pessoa.
    São assunto que precisam ser falados!!!
    Eu com certeza ficarei mexida com esse livro, odeio injustiças e só posso imaginar o que a Starr sentiu ao perder o amigo dessa forma horrível.
    Parabéns pela resenha.

    Grande beijo,
    Além de 50 Tons
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Fábio, tudo bem?

    Li essa obra esse ano e fiquei totalmente encantada pelo enredo, sem sombra de dúvidas é um dos melhores do ano. A mensagem que ele passa é magnífica e realmente me fez pensar por muito tempo.
    Não tinha visto o trailler do filme ainda e vi agora, fiquei com os olhos marejados, chorei realmente. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Com certeza é um livro q eu adoraria ler. Enredos q tratam de contextos sociais, que abordam temas como o racismo, é algo que me leva a ler. Como vc mesmo disse: "Não importa o país em que você mora, a sua idade, seu gênero ou sua cultura; O ódio que você semeia sempre encontrará um jeito de conversar profundamente com você, mostrando que o racismo não é resumido apenas em ações." Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir