Olá, leitores! Hoje trago a Tag dos 50%, onde irei analisar as leituras que realizei nos primeiros 6 meses desse ano. Originalmente criada pela Chami do canal Read Like Wild Fire, a tag foi traduzida pelo Victor do Geek Freak. Para criar esse post, usei como base a postagem do Estante Diagonal. Espero que curtam!


1) O melhor livro que você leu em 2018 até agora.
A Invenção das Asas



A Invenção das Asas - Sue Monk Kidd (5/5) - skoob
Em 2018 dei nota total para 5 livros, mas a escolha de meu favorito não foi difícil. Poucas obras me tocam tão profundamente como A Invenção das Asas o fez, trazendo á tona emoções e sentimentos que eu não via á tempos. Resenhei o livro, mas não tenho previsão de postar ainda.
2) A melhor continuação que você leu em 2018 até agora.
A Maldição Gricem

A Maldição Gricem - Katerine Grinaldi (4.6/5) - skoob
Foi só analisando minha meta anual do skoob que me dei conta de ter lido apenas 3 continuações esse ano, sendo duas delas da mesma saga. Shame on me. Essa escolha também não foi nada difícil - das duas sagas que dei continuidade (A Herdeira e House of Night), o livro da Katerine leva a melhor de lavada. Ela deu um avanço ótimo no plot que foi iniciado em A Herdeira, e não posso esperar para ler a sequencia. Tem resenha dos dois primeiros volumes aqui no blog :)

3) Lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito.
Warcross


Warcross - Marie Lu - skoob
Desde o anúncio da capa desse livro venho roendo as unhas para ter em mãos e ler. A sinopse sugere uma temática parecida com a de Jogador N° 1, que li e adorei, mas o que realmente me faz deseja-lo é o fato de ter sido escrito pela Marie Lu. Me apaixonei pela autora com os dois últimos volumes da trilogia Legend, e quero ler tudo o que ela lança desde então. Só estou esperando uma promoção boa para adquirir e mergulhar na leitura.
4) O livro mais aguardado do segundo semestre.
Os Imortalistas



Os Imortalistas - Chloe Benjamin - skoob
Não tenho nenhum lançamento futuro que se encaixe na lista de prioridades, mas Os Imortalistas vem chamando bastante a minha atenção. A sinopse é instigante, e fiquei curioso sobre o aspecto geral da obra. 

5) O livro que mais te decepcionou em 2018.
Raio de Sol



Raio de Sol - Kim Holden (2/5) - skoob
Essa foi, definitivamente, a maior decepção literária que tive esse ano. Os assuntos abordados no livro são super importantes, mas senti que a autora os colocou ali com um único intuito: adicionar drama á um enredo fraco. Algumas coisas também foram difíceis de engolir, e o livro todo me pareceu forçado.
6) O livro que mais te surpreendeu em 2018 até agora.
Por Lugares Incríveis


Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven (5/5) - skoob
Basicamente, as experiências que tive com esse e Raio de Sol foram o exato oposto do imaginado. Enquanto esperei mergulhar em uma trama profunda e bem feita em Raio de Sol e encontrar algo superficial e fraco em Por Lugares Incríveis, a leitura desse me surpreendeu em todos os sentidos. Além dos personagens impecavelmente desenvolvidos, a autora soube como tratar de assuntos sérios sem romantizar nada. Já resenhei o livro, e o post deve sair ainda em julho.

7)  Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre, ou que você conheceu recentemente).
O Velho e o Mar



Ernest Hermingway (O Velho e o Mar) - skoob
Apesar dos mais de 60 anos de publicação do livro em questão, conheci Ernest Hemingway apenas em 2018 quando li "O Velho e o Mar" para um clube do livro. A obra me surpreendeu com suas filosofias sutis e incisivas, acompanhadas da ótima narrativa do autor, e já estou com outros livros dele em mente para ler e me apaixonar ainda mais.
8) A sua quedinha por personagem fictício mais recente.
Mermaid



Mermaid - Carolyn Turgeon - skoob
Não tive queda por nenhum personagem literário nesse primeiro semestre (milagre!), mas confesso que fiquei encantado pela sereia Lênia, de Mermaid. Ela é o tipo de personagem que faz ações não tão bem vistas, mas com as melhores intenções. Não é perfeita, mas seus erros só contribuem com a pureza de sua alma.

9) Seu personagem recente favorito.
A Invenção das Asas




A Invenção das Asas - Sue Monk Kidd (5/5) - skoob
Hetty, definitivamente. Não é á toa que ela tem um quote no cabeçalho do blog <3
10) Um livro que te fez chorar nesse primeiro semestre.
Por Lugares Incríveis




Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven (5/5) - skoob
Odeio ficar repetindo os livros, mas a única obra que me tirou lágrimas em 2018 até agora foi Por Lugares Incríveis. O final foi... arrebatador.

11) Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre.
O Alienista



O Alienista - Machado de Assis (3,5/5) - skoob
A felicidade que senti ao terminar a leitura desse conto veio de duas direções; a primeira, pelo simples fato de eu ter finalmente lido algo do autor. A segunda, por ter adorado a experiência. Não esperava gostar tanto de um livro que arranca tantos comentários negativos. A surpresa foi tanta que comprei um livro com 50 contos do autor, e espero gostar dos outros também!
12) A melhor adaptação cinematografica que você assistiu em 2018.
A única adaptação que assisti esse ano foi a de Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares, mas não gostei muito... então deixarei essa sem resposta.
13) Resenha favorita desse primeiro semestre.
A resenha que se destacou até agora foi, sem dúvidas, a de "Como conversar com um fascista", que vi no canal do Cadu (fetiche literário). Além do modo objetivo e claro com que ele falou sobre o livro, a enxurrada de ódio gratuito nos comentários só comprovou o ponto discutido na resenha. Veja o vídeo clicando aqui.
14) O livro mais bonito que você comprou, ou ganhou, em 2018.
Filha das Trevas




Filha das Trevas - Kiersten White - skoob
Consegui esse livro através de uma troca no facebook e não preciso nem falar sobre o quão bonita é a edição, né? a capa por si só afirma isso.
12) Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano?
Anna Kariênina



Anna Kariênina - Liev Tolstói - skoob
No começo do ano, Anna Kariênina foi sorteado em um clube do livro que participo para ser discutido no final do ano. Como o livro é grande, pretendo começa-lo em agosto e ir alternando com outras leituras para poder finalizar em tempo. Estou ansioso, já que vai ser o primeiro livro de literatura russa que lerei.


E ai, o que acharam do meu desempenho no primeiro semestre? Comentem! Adorarei saber como foi o de vocês também :D

Abraço,
Fabio.

Escutei Made You Move, da Lykke Li, enquanto escrevia esse post.

Deixe um comentário