Olá, leitores! A resenha de hoje é sobre Coraline, terror infanto-juvenil escrito pelo mestre Neil Gaiman. O livro me surpreendeu em vários quesitos, e tentarei deixa-los claros em meus comentários abaixo. Espero que gostem!
Nome: Coralina
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2003
Páginas: 155
Editora: Rocco (Novos Leitores)
Gênero: Fantasia, Suspense, Terror, Infanto-Juvenil
Onde EncontrarSkoob
Isbn9788532516268 / 8532516262
Classificação★★★★  (5,0/5,0)
Sinopse: Primeiro livro de Neil Gaiman escrito especialmente para o público juvenil, Coraline é um conto de fadas às avessas que reconhece a subestimada e, por vezes esquecida, maturidade da maioria dos jovens leitores. Nele, Gaiman encara pela primeira vez o desafio de escrever fantasias assustadoras para as crianças e vai além dos tradicionais gigantes padronizados, príncipes encantados, frágeis princesas ou dragões, que habitam esse universo, criando uma personagem com a qual as crianças podem facilmente se identificar. 
O livro conta, em um clima levemente aterrorizante, a jornada de Coraline Jones - uma garota corajosa e exploradora que acaba descobrindo, atrás de uma velha porta de madeira em sua nova casa, uma versão obscura e distorcida da própria vida. Com a ajuda de uma pedra e um gato, Coraline irá enfrentar a fúria e o "amor possessivo" de figuras com olhos de botões para salvar seus verdadeiros país das garras de sua "outra mãe" e voltar para o próprio lado do espelho. 


Neil Gaiman me provou, pela segunda vez, que merece toda a atenção que recebe; ele conseguiu esconder uma trama inteligente e madura atrás de uma estória infantil "inofensivamente" aterrorizante. Quem já assistiu o filme, famoso por ter sido adaptado por Henry Selick, conhece o clima obscuro do livro; Henry conseguíra adaptar perfeitamente essa vibe, intensificando tudo com estímulos visuais e auditivos. Coraline já é considerado por muitos, inclusive por mim mesmo após a leitura, um clássico do gênero - e acredite: não importa a sua idade, essa garotinha irá te surpreender.

 

A primeira coisa que analisei durante a leitura foi o núcleo familiar de Coraline - Seus país, que trabalham em casa, vivem ocupados e sem tempo para dar atenção à menina. Isso acaba resultando em uma vida entediante para Coraline - ela até tenta, por meio de explorações e outros tipos de jogos, ocupar seus dias enquanto o relacionamento com seus pais fica cada vez mais distante. Pensamentos de nostalgia e saudade do passado, que geralmente só pessoas mais velhas e vividas tem, a assombram por diversas vezes - o que me surpreendeu e me fez pensar que, talvez, Neil tenha se inspirado em si mesmo ou alguém perto para criar a corajosa garota.


Esse distanciamento é explorado quando Coraline encontra a realidade paralela parecida à sua; seus "outros país" oferecem tudo o que os verdadeiros falham em lhe dar - atenção, carinho, ajuda. Mas se engana quem acredita nessa falsa bondade; coraline desconfia desde o primeiro minuto. As comidas, os brinquedos e a frágil alegria não conseguem iludi-la a ponto de cega-la para as tantas distorções nessa bela ilusão.


Comentário Geral: A parte mitológica do livro ficou bastante vaga - o autor não explica ou detalha muita coisa, mas não senti necessidade para tal. Temos tudo que constrói uma trama de qualidade; a protagonista, o universo, sua intenção, uma vilã e um bom desfecho - isso, é claro, cobrindo os vários sentidos e intenções ocultas que só uma análise minuciosa pode revelar. Cada situação, personagem, fora aprofundado à ponto de oferecer algo ao leitor; não há figurantes ou elementos sobrando em Coraline, apenas o necessário para entreter e conversar com cada espectador deste verdadeiro espetáculo. Recomendo sem pensar duas vezes! Nota 5/5

E ai, o que acharam? Comentem :D
Abraços,
Fabio.


Escutei I Remember When i Loved Her, do The Zombies, enquanto escrevia esse post.

8 Comentários

  1. eu já li esse livro, foi o primeiro livro de terror que eu li na vida e foi ele que me fez amar o gênero. Fiquei encantada com suas palavras e só posso dizer que eu vou tirar ele da minha estante pra reler.

    ResponderExcluir
  2. Bom eu nunca li o livro só assistir o filme , mais quero muito ler o livro , porque convenhamos que são poucos os filmes que é tudo que esta no livro .

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de gênero literário não faz muito o meu tipo pq sou meio medrosa hahahaah mas tenho lido umas resenhas que estão me cativado muita curiosidade. Vou tentar variar um pouco e ler esse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Interessante livro, aliás, sua resenha me fez ter vontade ler. Bjs, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua resenha... é bem completa e dá vontade de ler esta obra, apesar da parte que critica a falta de detalhes sobre a parte mitológica e tal... Este livro está na minha lista faz um tempo já, mas tá difícil terminar de ler todos livros que comprei :( Prometi a mim mesma que só vou comprar mais livros quando terminar com esses daqui, porque senão vou acumulando e nunca termino de ler, mas assim que concluir, poderei FINALMENTE comprar meus livrinhos novos, incluindo Caroline <3

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente, parabéns pela postagem. Detalhista sem "dar spoiler" e instigante para a curiosidade. Acho muito interessante a ideia de abordar temas diversos de contos de fadas e heróis para o público infanto-juvenil, como você bem coloca, e por isso, apesar de não conhecer o autor, te asseguro que irei atrás da obra. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu morro de vontade de ler esse livro, sendo que minha prima mais nova me indicou. Devo falar que fico orgulhosa quando ela me disse que iniciou o seu mundinho literário com esse livro. Então tenho que ler!! Adorei tua resenha, tu falou demais, falando de menos. Parabéns.

    Beijos|| Psicologia de Boteco ♡
    www.psideboteco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Fabio, tudo bem?

    Ainda não li nada do autor, mas minha curiosidade é imensa, pois sempre ouço muitos comentários positivos. Pela personagem principal ser tão forte, me deixa ansiosa para realizar a leitura, pois tenho quase certeza que irei gostar dela. Sua resenha ficou muito boa e me fez visualizar a história!

    Beijos!

    ResponderExcluir