Olá, Wolfpack! Hoje eu resolvi colocar em prática algo que estava na minha cabeça á tempos: a coluna #LIDO. A ideia consiste basicamente em expressar minha opinião sobre tal livro sem a necessidade dos atributos de uma resenha. Não entendeu? calma, que eu explico. 

 Para criar uma resenha (pelo menos para mim), você precisa fazer todo um preparo durante a leitura. Isso inclui marcar frases que expressem bem o livro, guardar detalhes para não esquecer, analisar minuciosamente as coisas, tirar fotos... e por ai vai. Acontece que, por mês, publico uma média de 3 resenhas no blog, mas a minha média mensal de leitura vai de 8 á 14 livros, e eu sempre tenho algo para falar sobre os livros que leio. Só que, nem se eu quisesse, conseguiria postar esse tanto de resenhas por mês, né? Muitas vezes também acontece aquele bloqueio em que você esquece todas as coisas na hora de resenhar o livro. Agora, junta tudo isso com a minha preguiça e pronto! O resultado são resenhas não coesas e o blog parado. 

 Isso vem acontecendo com o Lupi, e eu queria achar um jeito de movimentar um pouco as coisas. Foi nisso que tive a ideia de criar a coluna, que consiste em uma mini resenha. Na LIDO, pretendo analisar superficialmente todas as minhas leituras, destacando alguns pontos a favor e outros contra, não formando uma resenha completa mas expressando minha opinião aos leitores do blog. 

 Para desenvolver melhor a coluna, irei separar 6 tópicos para fazer uma simples analise sobre todas as leituras (o que é basicamente o que já faço hoje para dar a nota para um livro, só que no bloco de notas do celular haha). Esses tópicos são:

     + Personagens: A construção/desenvolvimento dos personagens durante a leitura.
     + Cenário: O cenário no qual o livro é desenvolvido.
     + Desenvolvimento: O modo como o autor(a) conduz o enredo, desenvolve as coisas. 
     + Escrita: A personalidade/técnica de escrita do(a) autor(a)
     + Final: O desfecho do livro. 
     + Edição: A edição do livro.

 Cada tópico vai estar com a cor Vermelha ou Verde, simbolizando os prós e os contras do livro, além de ter cada um uma nota de 0 á 5 (essas que, somadas, irão decidir a nota final do livro). 
 As minhas análises podem ser, como eu disse, superficiais. Não irei fazer um resumo do livro, apenas colocar a sinopse, assim como coloco nas resenhas, e falar o que achei de tais pontos. Ah, e também os spoilers vão ser extintos, então mesmo se for uma sequência, você poderá ler sem medo!

 Parece complicado, né? eu sei, mas prometo que os posts vão ser simples, interessantes e recorrentes. Já pensei em fazer disso minhas resenhas, mas por enquanto vou manter o outro modo pois acredito que consigo expressar melhor minhas opiniões. 
 Quanto as resenhas, elas irão continuar sendo postadas, só que em menor frequência. De 2 á 3 por mês (pretendo, né haha). Também tenho que preparar um itinerário para o blog, organizar as coisas de modo á ter todo dia algo interessante, mas isso fica pra 2017. Espero que, desse modo, eu esteja deixando as coisas mais interessantes para vocês! ah, e desculpem pela bíblia, inicialmente esse era para ser um post com dois parágrafos kkk





E ai, o que acharam? comentem, irão me ajudar bastante :)



6 Comentários

  1. Oii Fabio, primeiramente parabéns pelo blog e muito sucesso nessa caminhada pela blogosfera literária, eu adorei essa ideia de fazer uma mini resenha, eu pensei em fazer algo parecido uma coluna chamada Li até a pagina 100 e quando chegasse nessa pagina eu faria um post sobre o que estava achando do livro até o momento, mas não desenvolvi a ideia kkkk. Vi que você é fã da Richelle Mead e da série Academia de Vampiros, eu também estou lendo e completamente viciada estou no livro 5, quase tendo um filho para saber o final kkkk.
    Bjs Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mary!
      Muito obrigado pelas boas vibrações!
      Também pensei em fazer um quando chegasse nos 50% do livro, mas preferi essa mini resenha kk

      Que bom que está gostando de V.A! Lembro que quando comecei a ler do 4° livro em diante, foi tiro atrás de tiro haha A Richelle tem o dom de escrever sobre os temas que mais gosto, cada livro é maravilhoso <3

      Abraços!!

      Excluir
  2. Oi Fábio, tudo bom. Eu achei a sua ideia muito legal principalmente porque vemos resenhas e mais resenhas do mesmo livro em vários blogs e todos com a mesma estrutura, mesmo que os resenhistas tenham opiniões diferentes acaba ficando algo meio monótono. Esse modo que você pretende organizar parece interessante e às vezes é só o que basta para o seu leitor decidir se quer ler determinado livro ou não.

    Sugestão: talvez seria legal um pequeno parágrafo após esse itens pra você falar livremente sobre o que achou do livro em geral ou em algum ponto específico que os itens não cubram.
    Enfim, gostei muito da ideia. Beijos! ^^

    Eating Peanuts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karina! Realmente, as vezes os leitores podem se cansar de resenhas e mais resenhas dos mesmos livros. Estava pensando isso esses dias mesmo, não adianta eu ler um best seller e me empenhar na resenha se não apresentar nada novo e interessante, sabe?

      Muito obrigado pela sugestão! Achei genial e já estou aderindo aos rascunhos dos posts da coluna haha

      Abraços!

      Excluir
  3. Oi Fabio! Eu adorei sua ideia. Sofro do mesmo mal, não pelo caso de ler muito livros, eu acabo lendo menos por ter esse preparo para a resenha.
    Realmente é necessário muitas anotações para dar vida a uma opinião resenhada. E tem livros que são simplesmente complicados de serem resenhados.
    Parabéns pela criatividade, vou agora ler o primeiro post da coluna.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir