Olá, leitores! Após alguns dias de folga, estamos de volta para indicar e compartilhar mais literatura com vocês <3 E já começamos o ano com resenha de "Anjos Caídos", da sueca Asa Schwarz. Confiram meus comentários abaixo! :)

Nome: Anjos Caídos
Autora: Asa Schwarz
Ano: 2010
Páginas: 304
Editora: Planeta (Brasil)
Classificação★★★☆☆  (3,2/5,0)
Sinopse: Um grande segredo guardado por milênios está prestes a ser descoberto. Uma geração de anjos caídos, também conhecidos como Nefilim, povoam a terra e lutam, impiedosamente, para evitar que outro dilúvio aconteça e extermine a sua própria espécie. Indiferente a tudo isso, Nova Barakel, uma garota de 19 anos, é uma ativista do meio ambiente empenhada em defender seus princípios. Sua vida toma um rumo inesperado, pois ao mesmo tempo em que tem de lidar com a morte recente de sua mãe, Nova se vê forçada a se esconder da polícia. E, na busca por provar sua inocência, ela se aproxima de mistérios e revelações a respeito da linhagem de sua família que mudarão sua vida para sempre e que a farão questionar tudo em que sempre acreditou.

  A primeira coisa que me vem em mente quando penso em Anjos Caídos é propaganda enganosa. O nome e a sinopse nos levam em uma direção completamente oposta ao enredo. Imaginei algo próximo de Hush Hush, da Becca Fitzpatrick, cheio de elementos sobrenaturais e juvenis – quando, na verdade, a obra se parece mais com os suspenses investigativos do Sidney Sheldon. Apesar disso, minha impressão final não foi totalmente negativa. Alguns elementos – quase todos resumidos à narrativa da autora – me fizeram aproveitar a leitura. Não é algo indispensável, mas uma boa leitura para quem gosta de suspenses bem dosados.


 No começo fiquei um pouco confuso com o estilo de narrativa da autora – ela liberou as coisas aos poucos, como se tivessem aparecido em sua mente naquele exato momento enquanto escrevia. O livro começa narrando o momento em que a personagem, durante uma invasão, se depara com uma cena de assassinato macabra – e, no próximo capítulo, é revelado que sua mãe morrera á pouco tempo (nem tinham feito o velório ainda). E isso não aconteceu somente aqui – em várias partes aconteceram coisas que não me convenceram nem um pouco. Mas continuei a leitura. O motivo? A protagonista.


 Mesmo ficando irritado com toda escolha feita por Nova, sua personalidade me fez continuar a leitura sem nem pensar em abandonar o livro. Esse jeitão “independente” me lembrou alguns livros de Fantasia Urbana, e eu já estava sentindo falta de ação por parte das mulheres nos livros que venho lendo. E acredite, ação é o que Nova mais sabe fazer. Escolhas erradas também.

 Ah, e o cenário em que tudo acontece também é maravilhosamente descrito pela autora. Foi uma viagem deliciosa pelas ruas da suécia, com fatos e curiosidades que só poderiam ser descritos por alguém que vive/viveu lá (caso da Asa). 


 Mas, apesar disso, o final do livro foi extremamente decepcionante. A autora tinha todo um mar de possibilidades a serem exploradas em relação à mitologia dos Neflins, mas escolheu ficar no extremo raso. No final, ela separou totalmente os rumos da protagonista e dos seres místicos – mesmo Nova sendo descendente dos mesmos – destruindo completamente minha esperança de uma possível exploração nos próximos volumes. Aliás, pensei que fosse uma saga antes de iniciar a leitura! Mas fiquei feliz em descobrir ser livro único. Na área em que a autora focou, vi uma finalização legal. Por mais que o lado místico tenha sido completamente ignorado neste, Nova se colocou nos trilhos e senti aquela sensação de “dever cumprido”.


Comentário Geral: A boa narrativa e uma forte protagonista fizeram a obra não cair totalmente na área do "totalmente dispensável". E, por mais que a decepção seja grande ao notar que o livro segue caminhos diferentes do proposto, tenho que reconhecer o dom da autora no desenvolvimento do suspense. É um livro que recomendo apenas para quem sabe o que vai encontrar.



10 Comentários

  1. Olá! Adorei a resenha, esse é exatamente o tipo de livro que me conquista, inclusive me lembrou muito da Saga Instrumentos Mortais! Já entrou para a minha lista <3 Parabéns pelo blog!

    www.pensadorageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha
      não é bem parecido, mas, se te interessou, recomendo!
      Abraço :D

      Excluir
  2. Olá Fábio, tudo bem?

    Gostei da sua resenha sincera, pois isso é fundamental em resenhas. Quando li a premissa também imaginei algo parecido com Hush Hush, e saber que o livro não segue aquilo que é proposto parece realmente decepcionante. O fato do livro também ter um final decepcionante é algo que me preocupa. Não sei se leria neste momento, mas quem sabe no futuro. Parabéns pela resenha!!!

    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice!
      Realmente, a vida é muito curta pra gastarmos com livros desinteressantes, né?!

      Abraço!

      Excluir
  3. É uma pena ter sido decepcionante, gostei da capa e realmente, ao ler o titulo pensei em se tratar de elementos sobrenaturais. Gostei da resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Andy!
      Adoraria ver a autora se jogando DE VERDADE no sobrenatural. A narrativa dela é ótima :/

      Excluir
  4. Mulheres com ação, ralmente é algo que não se ver mt nos livros e qnd vc citou isso foi qnd caiu a ficha. No momento estou lendo um livro do ql a personagem é super decidida e cheia de opinião própria e q corre atras de tudo q conquistou sem deixar com que ngm tire aquilo dela e acho uma atitude linda. Gostei da sua resenha, nunca li esse livro e não sei se leria pq nn curto muito suspense kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha obrigado! Fico feliz que tenha gostado!
      E realmente... planejo fazer um post com todas as protagonistas poderosas que já li. São poucas, mas marcam presença <3

      Excluir
  5. Oii, tudo bem?
    Eu gosto muito de livros de suspense e confesso que o nome engana um pouco mesmo rsrs, mas eu fiquei curiosa quanto o enredo e mesmo sabendo que o final é previsível fiquei muito curiosa em fazer a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou, Giovana! Se gosta de suspenses, acho que irá gostar desse. Boa leitura :D

      Excluir