Olá, leitores! No post de hoje - o primeiro de 2019, vale-se destacar - irei postar alguns dados sobre as minhas leituras durante o ano de 2018. Todas as informações foram geradas por uma planilha criada pela Bruna Miranda e disponibilizada em suas redes sociais (Inclusive a desse ano está para sair, então fiquem de olho!).


Basicamente, a planilha pega as informações que você insere na lista de leituras e as armazena em gráficos que te dizem a porcentagem de cada categoria.  Isso me ajudou bastante na hora de diversificar a leitura, fugir do eixo americano-europeu, além de saciar minha curiosidade com informações importantes sobre o que consumi durante o ano. Sem mais enrolação, confiram meus dados abaixo;



1° - Brochura (61,2%)
2° - E-Book (34,7%)
3° - Econômico (2,0%)
3° - Capa Dura (2,0%)

 Confesso que eu estava esperando uma diferença maior entre brochuras e ebooks. Uma de minhas metas para 2018 foi devorar todos os encalhados da estante - mas, pelos dados, não fiz exatamente isso.





1° - Feminino (59,2%)
2° - Masculino (40,8%)

Essa meta consegui cumprir! Ler mais mulheres que em 2017 foi uma prioridade, e para 2019 quero que essa diferença aumente ainda mais.







1° - Não (79,6%)
2° - Sim (20,4%)

#OwnVoices
é quando o autor compartilha algo real, da própria vida, em sua obra. Li poucos em 2018, mas tentarei aumentar a quantidade daqui pra frente.






1° - Não (69,4%)
2° - Sim (30,6%)

Esse aqui me deixou realmente desapontado. Simplificando, o livro tem diversidade quando todos os personagens não são brancos, representando diversas etnias, culturas e etc. Uma das maiores metas para 2019 é melhorar isso aqui.






1° - Sim (57,1%)
2° - Não (42,9%)

Bechdel
é um teste que analisa o modo como as mulheres são tratadas em uma narrativa (mais informações). Fiquei chocado com a porcentagem do Não - principalmente quando olhamos para a simplicidade dos requisitos para o Sim.






1° - Não (79,6%)
2° - Sim (20,4%)

Números tristes, né? Mas acredito que, com os últimos lançamentos, essa porcentagem vá aumentar bastante em 2019. Representatividade ainda é algo recente na literatura Juvenil, mas espero que continue sendo explorada em todos os gêneros (fantasia, por favor!).






1° - Fantasia (30,6%)
2° - Romance (20,4%)
3° - Ficção Científica (10,2%)
4° - Distopia (6,1%)
4° - Quadrinhos (6,1%)
6° - Drama (4,1%)
6° - Terror (4,1%)
6° - Ficção Histórica (4,1%)
9° - Auto-Ajuda (2,0%)
9° - Thriller (2,0%)
9° - Frases (2,0%)
9° - Clássico (2,0%)
9° - Memórias (2,0%)
9° - Aventura (2,0%)
9° - Infantil (2,0%)

Nada surpreso com o top 5. Talvez, em 2019, eu tente distribuir mais as porcentagens.







1° - Brasil (40,8%)
2° - Estados Unidos (30,6%)
3° - Inglaterra (6,1%)
3° - Irlanda (6,1%)
5° - Canada (4,1%)
5° - Coréia do Sul (4,1%)
7° - Afeganistão (2,0%)
7° - Suécia (2,0%)
7° - França (2,0%)
7° - Alemanha (2,0%)

Yas, consegui deixar o brasil em 1°! Acho que a minha maior meta é ler mais nacionais. Em 2019 pretendo continuar com essa porcentagem, mas dividir o resto melhor entre outros países. 

E ai, o que acharam? Adorei usar a planilha, e já estou no aguardo pela edição de 2019 :D Quem tiver interesse, é só ficar de olho no perfil da Bruna Miranda no twitter. Além de ser um brigadeiro de pessoa, ela está sempre postando coisas interessantes sobre o mundo literário <3

Abraços!

Escutei Colder, da Nina Nesbittenquanto escrevia esse post.

Deixe um comentário