Zoe Lessa é uma das melhores agentes da Pandora (empresa responsável por controlar as atividades sobrenaturais em Sacramento). Seus poderes de Nefilim garantiram o status de imbatível em batalha - o que é ainda mais intensificado pelo fato de ser a única de sua espécie na empresa. Quando, durante uma missão, seu parceiro é atacado e acaba hospitalizado, um novo agente é transferido para auxiliar Zoe na investigação de estranhos suicídios que estão ocorrendo em Sacramento. Alex Oliveira, o escolhido, é um Lobisomem e enfrenta dificuldades no convívio com Zoe. Traumas passados fazem com que a relação dos dois seja marcada por atritos e faíscas, dificultando ainda mais a missão de descobrir o plano maligno que juntou anjos caídos e demônios.


Nome: A Queda
Saga: Pandora: Controle Sobrenatural (#1)
Autor(a): Nazarethe Fonseca
Editora: Giz Editorial
Páginas: 375
Ano: 2014
Nota do blog: ★★★★ (3,8/5)
Onde encontrarAmazon / Goodreads / Skoob
Sinopse: Zoe Lessa e outros detetives da agência de Controle Sobrenatural Pandora lutam para manter incógnita a presença do sobrenatural na cidade de Sacramento, reduto de todos os tipos de criaturas. Mas a rotina da agente é quebrada pela chegada de Alex Olivares, veterano colecionador de êxitos. O clima entre eles não é dos melhores, mas juntos, terão que solucionar uma série de suicídios suspeitos e terão que passar por cima das diferenças para salvar a próxima vítima. Caliel chegou a Sacramento em busca de uma antiga ordem de guerreiros, defensores dos mortais, os Arcanos. O que ele não desconfia é que uma intrincada profecia prediz a queda de um jovem Nefilim, que trará dor e morte sobre tudo e todos. Tentado por anjos caídos e convocado por anjos, Caliel hesita entre a luz e as trevas. Agora a corrida é contra o tempo, a transformação é inevitável, os inimigos são muitos e o cerco está se fechando. Todos serão levados ao limite, segredos serão revelados, poderes descobertos. Zoe Lessa, Alex Olivares e Caliel terão que unir forças para enfrentar velhos inimigos e sobreviver à queda.
 Já conhecida pela série Alma & SangueNazarethe Fonseca construiu Pandora baseando-se em mitos originados de várias culturas diferentes. Vampiros, anjos, nefilins, feiticeiros, demônios e outras lendas já conhecidas, se juntam á seres completamente novos em um universo fantástico regido sob costumes humanos. Mas esse não é um livro que vai explorar a própria mitologia; seguindo o padrão do gênero, apenas o essencial é desenvolvido, aquilo que tem ligação com a jornada do(a) protagonista.
"Eu não pretendo que nossas espécies encontrem o mesmo fim dos índios, das bruxas queimadas, dos anões roubados de seus poderes, dos dragões aniquilados." - página 287
 Por sua vez, Zoe é uma Nefilim (filha da relação entre um anjo e uma humana) que busca apenas realizar bem seu trabalho na Pandora. Ao longo da trama, vamos descobrindo seus questionamentos e os mistérios que afetaram a sua infância. Mas o grande foco ficou no presente; como ela lida com sua natureza angelical, como consegue controlar seu lado místico e preservar sua humanidade, e como tenta manter relações normais quando sua natureza ultrapassa qualquer limite de normalidade.
"Consideravam-na a consumação de um crime movido por um sentimento pelo qual homens e anjos matavam e morriam; o amor." - página 134
 É aqui que o lobisomem Alex Olivares entra e se destaca. O novo parceiro de Zoe tem um passado oculto, e isso afeta diretamente sua vivência com a Nefilim. Eles não seguem o caminho de um relacionamento normal - e talvez seja por isso que eu tenha gostado tanto do desenvolvimento dessa relação. É tiro, porrada e bomba. Literalmente.
"Era incrivelmente sexy armada até os dentes" - página 291
 E, conforme o enredo avança, tudo isso é explorado e desenvolvido para levar á um final coeso e conclusivo. Criar uma estória cheia de mistérios e pontas soltas é um risco para qualquer escritor - o final pode ficar incompleto, desagradando os leitores e mudando a opinião final sobre toda a obra. Mas Nazarethe conseguiu concluir esse primeiro volume com maestria; mesmo indicando uma possível sequência, os assuntos aqui iniciados foram completamente resolvidos, acabando com quaisquer dúvidas ou pontas soltas. Um segundo volume que explore mais esse universo é desejável, mas não chega a ser necessário.
"Lembro-me quando as primeiras gotas de chuva caíram. Nós choramos por toda a criação que foi destruída lentamente." - Página 283
 Quanto á edição do livro, não tenho o que reclamar. A escrita da autora é consistente, a narração é fluída e a revisão foi impecável. A diagramação ficou confortável, com letras grandes, e o material usado foi de qualidade. Vale o investimento, sem dúvidas.



 Comentário Geral: A Queda é uma boa fantasia urbana, com personagens críveis e uma trama cativante. Falhou em me manter interessado durante toda a leitura (com algumas partes entediantes no meio), mas recuperou o fôlego nos últimos capítulos. Com uma diversidade gigantesca de seres, é uma boa indicação pra quem quer ler sobre vampiros e anjos em um enredo maduro, new adult. Recomendo!

★★★★ (3,8/5)


Escutei Night Crawling, da Miley Cyrus ft. Billy Idol, enquanto escrevia esse post.

Deixe um comentário