Quer conhecer uma graphic novel que aborda assuntos importantes de forma honesta e divertida? Então vem ler a resenha de Eat, and Love Yourself! O lançamento oficial acontece amanhã, mas consegui uma prova antecipada (em inglês mesmo) e deixarei minha opinião aqui pra vocês :) Boa leitura!


Nome: Eat, And Love Yourself
Autor(a): Sweeney Boo, Lylian Klepakowsky
Idioma: Inglês (Sem previsão de tradução)
Editora: Boom! Box
Páginas: 160
Ano: 2020
Nota do blog★★★★★ (3,5/5)
Onde encontrarAmazon / Goodreads / Skoob

Sinopse: Conheça Mindy, uma mulher que vive com um distúrbio alimentar e que precisa aprender a se amar novamente. Em busca do corpo perfeito, ela compra produtos dietéticos com baixo teor de gordura e revistas brilhantes que prometem o segredo para perder peso. Uma noite, enquanto vasculha os corredores da loja de conveniência do bairro para um lanche da meia-noite, Mindy encontra um novo produto. Uma barra de chocolate chamada "Eat and Love Yourself". Por um capricho, ela compra o doce, sem saber que, com cada mordida no chocolate, ela será trazida de volta a um momento específico de seu passado - ajudando-a na difícil jornada de aceitação e do amor próprio.



 Alerta de Gatilhos: o livro aborda assuntos como bulimia, transtorno dismórfico corporal, depressão e distúrbios alimentares.


 Eat, and Love Yourself (Coma, e ame a si mesma em tradução livre), da canadense Sweeney Boo, é uma graphic novel que aborda vários tópicos importantes relacionados a distúrbios alimentares e ao TDC. Com um pé na fantasia, a trama acompanha a protagonista enquanto, após encontrar um chocolate "mágico", revive memórias de infância a cada mordida.



 São vários pontos positivos a serem destacados nessa graphic que me surpreendeu mesmo com altas expectativas, mas vamos começar com a protagonista. Mindy é uma garota de 27 anos que iniciou sua independência recentemente. Logo no começo ela expressa vulnerabilidade e sinceridade ao narrar a própria história, o que cria uma conexão instantânea com o leitor. Essa relação vai ficando mais forte conforme seu passado retorna, até chegar em um ponto onde você não somente entende, mas VIVE a Mindy.




 Essa conexão é importante não apenas para conscientizar sobre o assunto, mas também para ajudar a entender quem sofre. Os sinais nunca são claros como para quem vê de fora, e uma abordagem indelicada pode ter sérias consequências. Eat, and love yourself não é sobre o problema, mas sobre quem o enfrenta. É uma visão privilegiada, honesta, dos impactos da visão distorcida que a sociedade tem sobre o corpo humano.




 A obra não recebeu minha nota máxima por um fator; a linearidade do enredo. Não acontece muita coisa durante essas 160 páginas, e, se fosse um livro, eu poderia ter ficado entediado a ponto de abandonar a leitura. Por mais que ação não seja o intuito da autora, ela deve pelo menos manter o leitor entretido. O êxito do livro em abordar assuntos sérios não foi o suficiente para a obra se sustentar por completo, apesar de ter agregado bastante á leitura.




 Quanto á edição, não há o que reclamar. Consegui a prova antecipada do e-book pela netgalley e fiz uma leitura rápida e tranquila. Os traços dos desenhos são lindos, a palheta de cores segue um tom ideal para a trama, e não encontrei quaisquer erros no texto ou nos desenhos. Sem dúvidas vale o investimento, e a edição física deve ficar maravilhosa.



 Vale lembrar que o livro pode se tornar gatilho por abordar assuntos tão delicados, então tenha cautela na decisão de ler ou não. O lançamento estrangeiro está marcado para o dia 21 de abril, mas a obra já pode ser pré-adquirida em inglês na Amazon. Não há informações sobre um possível lançamento nacional.



★★★★★ (3,5/5)


Escutei I Forgot That You Existed, da Taylor Swift, enquanto escrevia o post.

10 Comentários

  1. Como você disse é um livro que pode ser perturbador, já que trás gatilhos devido ao assunto abordado.
    Porém não deixa de ser algo que precisa ser explorado. Adorei

    ResponderExcluir
  2. O livro aborda assuntos muito importante , mais pode ser a leitura forte . Quero saber um pouco mais desses temas, já está em minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Ai, que lindo! Amei essa dica e já quero ler essa GN! Cada vez mais tem sido necessário que se fale em disturbios alimentares, adorei a dica!!!

    ResponderExcluir
  5. Uma leitura polêmica que retrata a realidade de muitas pessoas que não se aceitam como são e desenvolve esses distúrbios alimentares, sem razão alguma. Gostaria de ler a GN, pena que não tem previsão de ser traduzida.

    ResponderExcluir
  6. Já quero ler quando for traduzida, me interessei bastante! Pena ser uma leitura meio "monótona".

    ResponderExcluir
  7. É interessante a abordagem desse tema. Creio que essa leitura talvez possa ser útil no sentido de nos fazer pensar mais sobre esses distúrbios.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia esse livro, espero que nessa quarentena eu tenha um tempo pra ter essa leitura nova

    ResponderExcluir
  9. Fiquei com vontade de ler o livro. Apesar dos temas mais pesados, são uns que gosto de ler. Eu adorei as ilustrações. Achei os traçados beeeeem bonitos mesmo. Beiijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Essa semana é a segunda vez que alguém "indica" esse livro, acredita? Eu tô muito tentada a ler, porque achei os temas bem importantes. Esperando para sair a versão br.
    Adorei a resenha.
    Abraço!

    ResponderExcluir