(Post escrito em 2019) Em 2019 a Netflix resolveu presentear seus assinantes com inúmeras novidades exclusivas logo nos primeiros meses. Entre séries como Sempre Bruxa e Boneca Russa, uma animação ganhou destaque: Carmen Sandiego, reboot de um famoso desenho dos anos 90. Maratonei os 9 episódios da primeira temporada na última semana e resolvi escrever o que achei em uma review rápida. Curiosos? Confiram!




Nome: Carmen Sandiego
Produtora: Netflix
Criador: Duane Capizzi
Elenco: Gina Rodriguez, Finn Wolfhard, etc.
Episódios: 9 (24 min.)
Data de Lançamento: 18 de Janeiro de 2019 (S01)
Classificação★★★★★ (4.5/5 estrelas)
Sinopse: A superladra Carmen Sandiego roda o mundo para frustrar os planos malignos da academia V.I.L.E., com a ajuda de seus engenhosos companheiros.

 Se você é, igual a mim, iniciante no mundo da ladra Carmen Sandiego, não deve saber que essa série é, na verdade, um remake de uma antiga animação/linha de jogos. O enredo dessa versão acompanha Carmen em sua incansável missão de destruir a V.I.L.E; uma escola que treina ladrões e que Sandiego costumava chamar de lar. Com a ajuda de Player, garoto prodígio no mundo dos hackers, e de dois irmãos atrapalhados e eficiente, Carmen segue frustrando os planos da organização com o propósito de destruí-la de fora para dentro. Where in the world is Carmen Sandiego?



 Se você assistiu e gostou de Nikita (review da primeira temporada), provavelmente vai amar a nova animação da Netflix. As semelhanças entre as duas obras não são poucas - mulheres fortes lutando contra uma organização cujo propósito lhes era ocultado até então, com personagens bem desenvolvidos e muitos planos complexos e imprevisíveis. Se engana quem acha se tratar de uma série infantil apenas por ser animação - as aventuras de Carmen fisgam qualquer um, não importa a idade.


 O destaque vai, sem dúvidas, para a protagonista. Munida de um sarcasmo controlado, Carmen tem todos os atributos que constroem um bom herói - agilidade, esperteza, carisma e um visual marcante. É difícil assistir e não se apegar á garota por trás da cor - principalmente quando mergulhamos fundo no passado da mesma. A série proporciona uma visão abrangente sobre as motivações dela e, tão logo avançamos na trama, mais interessante ficam as intrigas envolvendo seu passado.


 No último episódio, os roteiristas soltam um plot twist que, confesso, não era tão inimaginável, mas também passa longe da previsibilidade. O desenvolvimento das coisas aconteceu de forma lenta e proporcionou surpresas em vários momentos, não apenas nos clímax. Se em algumas séries sentimos dúvidas sobre uma nova temporada, Carmen Sandiego fez essa possibilidade se tornar uma necessidade. Sem desgastes, o enredo se mostrou algo sólido que ainda pode ser muito explorado.


 Acredito que, nesse ponto, seja desnecessário eu falar que super recomendo a série, né? Me diverti assistindo, e mal posso esperar pela confirmação da segunda temporada (porr@, netflix!). Como os episódios são poucos e curtos, é uma ótima indicação para uma maratona familiar. Entretenimento de qualidade que em muitos momentos chega a ser didático. Nota 4.5/5


Escutei The Moments I'm Missing, da Nina Nesbitt, enquanto escrevia esse post.

2 Comentários